sexta-feira, 19 de agosto de 2011

banner
1ª Leitura - Rt 1,1.3-6.14b-16.22

Noemi acompanhada de sua nora Rute,
a moabita, regressou a Belém
Início do Livro de Rute 1,1.3-6.14b-16.22
1No tempo em que os juízes governavam, 
houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá 
foi morar nos campos de Moab 
com sua mulher e seus dois filhos. 
3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, 
e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 
4Eles casaram-se com mulheres moabitas, 
uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. 
E ali permaneceram uns dez anos. 
5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion 
e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 
6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab 
para a sua pátria com as duas noras, 
porque tinha ouvido dizer 
que o Senhor havia olhado para o seu povo, 
e lhe tinha dado alimentos. 
14bOrfa beijou sua sogra e partiu. 
Rute, porém, ficou com Noemi. 
15Esta disse-lhe: 
'Olha, tua cunhada voltou para o seu povo 
e para os seus deuses. Vai com ela'. 
16Mas Rute respondeu: 
'Não insistas comigo para que te deixe 
e me afaste de ti. 
Porque para onde fores irei contigo, 
onde pousares, lá pousarei eu também. 
Teu povo será o meu povo, 
e o teu Deus será o meu Deus'. 
22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, 
acompanhada de sua nora Rute, a moabita. 
Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada. 
Palavra do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário